quinta-feira, agosto 02, 2012



Psoríase: pele e emoção  


A pele é altamente sensível às emoções, em virtude das ligações existentes entre ela e o sistema nervoso. Ambos possuem a mesma origem embriológica. Ambos derivam do ectoderma, o folheto externo do embrião, que, na sua evolução, dobra-se sobre si mesmo formando um tubo, chamado tubo neural. A parte que fica por fora vai formar a pele e a parte interna vai desenvolver o sistema nervoso. Portanto, desde o início, a pele está em ligação direta com o sistema nervoso, enviando-lhe constantemente informações sobre o meio externo.

Ao nascer, a pele é o maior órgão de percepção. Ela registra as mudanças do quente e aconchegante corpo materno, para o frio e áspero mundo externo. Assim, a pele se torna o meio de contato físico e de resposta de uma gama de emoções que a criança vivencia, seja de bem estar ou de angústia.

A pele é também, um órgão de comunicação e, portanto, uma das formas do indivíduo expressar insatisfação, mal-estar ou desconforto por meio da somatização. Ela é o espelho do funcionamento do organismo ao refletir e interpretar: sua cor, textura, umidade, secura, sensações de frio, calor e, no toque o prazer e o desprazer com repercussões no estado psicológico e fisiológico.

Os quadros psíquicos principais nas dermatoses são ansiedade, depressão e sintomas obsessivo-compulsivos, que podem ser discretos, não caracterizando doenças, mas influenciando a evolução da dermatose.

A conexão entre a pele, o sistema psíquico e as doenças psicossomáticas é abordada pela dermatologia integrativa. Grande tem sido a contribuição da psicologia para ampliar os conhecimentos sobre o estado psíquico dos doentes dermatológicos, sobretudo através da psicoterapia numa abordagem cognitivo-comportamental.

Já não há mais como negar a interação entre o corpo e a mente. O estado emocional é capaz de desencadear diversas manifestações orgânicas e, até mesmo, doenças.

Muitas vezes, diante de uma situação de forte estímulo emocional ou do estresse do dia a dia, mecanismos biológicos descarregam a tensão no corpo, que se manifesta em um órgão, chamado de "órgão de choque". A pele é um desses "órgãos de choque" e, certamente, sofre em função dessas oscilações emocionais.

Quando o órgão atingido é a pele, algumas doenças podem ser desencadeadas ou agravadas, entre elas: psoríase, disidrose, vitiligo, dermatite seborréica, dermatite atópica, lupus e acne.

Dentre os vários fatores que provocam o aparecimento das dermatoses, o aspecto emocional é, talvez, o de maior importância e influencia tanto o surgimento como o agravamento da lesão. Um exemplo a ser destacado é o da Psoríase, uma das dermatoses crônicas mais pesquisadas classificada no grupo das psicodermatoses, cujo fator emocional foi identificado como agravante da doença.

Psoríase é uma doença crônica, não contagiosa, auto-imune que afeta a pele e articulações. Comumente provocam manchas vermelhas as chamadas placas de psoríase, áreas de inflamação e produção excessiva da pele.

A pele de pessoas saudáveis é renovada em cerca de quatro semanas, enquanto a pele dos pacientes com psoríase é renovada a cada semana. No caso da psoríase as células da epiderme chegam à superfície da pele, muito mais rápido, permanecendo presas à pele, formando manchas inchadas, vermelhas, escamosas. Para se ter uma idéia, uma célula da epiderme, em circunstâncias normais, vive 28 dias, tempo que envolve nascimento, multiplicação e morte. Dentro do quadro de psoríase, este ciclo de vida cai para 3 dias.

A psoríase é uma doença com componentes hereditários e de fundo emocional. Geralmente aparece no início da adolescência, mas pode aparecer também, devido a algum problema emocional, como a morte de um ente querido, divórcio, perdas financeiras, e outras situações de perda.

Muito provavelmente a questão emocional atua como um importante fator desencadeante da Psoríase em pessoas com certa predisposição genética para a doença. Fala-se em componente genético porque cerca de 30% das pessoas que têm psoríase também têm familiares acometidos por ela.

É fácil reconhecer os efeitos físicos da psoríase. Difícil é conceber o impacto da doença no emocional e psicológico. Pacientes com psoríase relatam sensação de vergonha, preconceito e angustia por causa do aspecto da pele. Por preconceito ou constrangimento, as pessoas deixam de procurar ajuda psicologia, complicando assim seu prognóstico.


                      Profa. Dra. Edna Paciência Vietta
                                Psicóloga Clínica 

Nenhum comentário: