quinta-feira, agosto 02, 2012




Assertividade e sua importância no mundo moderno  



Assertividade está ligada à palavra asserção, que segundo o dicionário Aurélio, quer dizer: Afirmação, asseveração. Fazer asserções significa afirmar, do latim afirmare, tornar firme, eu diria, mais especificamente “asserção naquilo que se acredita verdadeiro.” O assertivo não enrola, não inventa, não disfarça, não distorce, diz de forma simples, natural e empática o que tem a dizer. É a forma de se expressar diretamente os próprios pensamentos, opiniões, vontades, idéias, sentimentos e emoções, sem ser coercitivo, ameaçador ou autoritário. É ser pacífico sem ser passivo.

A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos indesejáveis, um por excesso (agressão), outro por falta (passividade ou submissão). Ao assumir a postura assertiva, é possível desenvolver relações maduras e produtivas nos diversos ambientes profissionais, familiar e social bem como em quaisquer situações do cotidiano.

Muitas pessoas confundem pessoas assertivas com pessoas agressivas. Porém, as primeiras nada mais são do que pessoas francas, diretas, que sabem se posicionar com clareza e exprimir suas opiniões sem ofender aos demais. Pessoas assertivas evitam situações desagradáveis, e tem autocontrole sobre seus comportamentos.
Para ser assertivo é preciso ser autêntico, sem ser invasivo, verdadeiro, sem ser arrogante, franco, sem ser hostil consigo próprio e com os outros. É poder enfrentar situações delicadas com sabedoria e elegância, quando for preciso dizer algo verdadeiro que possa ser interpretado como desagradável por alguém; ou manifestar atitude não habitual com risco de receber feedback negativo. Quando, por exemplo, for preciso ou apropriado dizer não a quem nos pede um favor ou algo que não está ao nosso alcance, sem medo de desagradar; quando for preciso fazer face às críticas; quando se tem queixas a apresentar; quando alguém nos coloca em situação de constrangimento ou chantagem, quando for preciso desmascarar uma manipulação, quando se tratar de defender nossas convicções, idéias e direitos, etc.
A pessoa assertiva sabe que nada é definitivo e sabe que não precisa acertar nem agradar sempre, nem dar satisfação a todos, por tudo que faz.
 O postulado fundamental da assertividade é que o "outro" é, a priori, digno de confiança. O que não quer dizer que tenha os mesmos gostos e os mesmos interesses que nós. A confiança mútua consiste em reconhecer o caráter eventualmente divergente dos interesses e admitir as diferenças de sensibilidade procurando sem reservas pontos de concordância com base na realidade.
Toda pessoa assertiva tem uma auto-estima positiva e procura, sempre, se auto-avaliar para modificar padrões de pensamentos e valores pessoais. É capaz de expressar suas idéias, expor suas opiniões e lidar com seus sentimentos. É capaz de lutar por seus direitos, sem, contudo, violar os direitos dos demais. É autoconfiante, independente e sabe o que quer. Acredita em sua capacidade de agir e gerar resultados eficientes em seu ambiente. É paciente e sabe lidar com as diferenças. Fala de modo direto “não manda recados”. Afirma seu ponto de vista com respeito pelos outros.
 Hoje, no mundo dos negócios, os profissionais devem ser assertivos, pois não basta ter competência técnica, as empresas buscam pessoas talentosas e assertivas Entretanto, caso o leitor não se julgue dotado de assertividade positiva, não se desespere, é possível desenvolve-la pelo aprendizado, exercício e aperfeiçoamento.
Ao ser assertivo com o seu interlocutor, a pessoa está afirmando o seu “Eu”, por isso a assertividade está ligada a pessoas que têm autoconhecimento e auto-estima positiva capaz de fazer seu próprio marketing pessoal e profissional.
 Algumas pessoas não utilizam a assertividade em sua comunicação porque pensam que, revelando seus desejos e intenções, possam vir a ser rejeitadas.
Tenha em mente que a assertividade pode caminhar com a cooperação; como exemplo, você não precisa depreciar ou menosprezar o outro para impor suas idéias ou defender seus pontos de vista. Você favorece seus contatos sociais quando a outra pessoa percebe que você a respeita, mesmo tendo opiniões e crenças diferentes.
Ser assertivo é ser capaz de manter a calma diante de situações embaraçosas, resolver problemas diretamente, sem julgar ou culpar os outros, saber conduzir relações interpessoais de forma positiva é ser habilidosos nas relações sociais. Pessoa assertivas tem maturidade suficiente para evitar confrontos e disciplina necessária para levar adiante seus projetos.

Profa. Dra. Edna Paciência Vietta
             Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: